menu
Porto Velho - RO, 18 de agosto de 2017 | Whatsapp: 69 9211-5996
O Cristão Rondoniense
Porto Velho - RO
DESPERTAR
EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
DESPERTAR
Postada em 07/12/2016 ás 21h11 - atualizada em 07/12/2016 ás 21h11
Estudantes realizam Feira do Empreendedor em Cacoal com o Projeto Despertar do Sebrae
"Ser empreendedor não é apenas abrir e gerenciar negócios: é necessário sê-lo no desempenho escolar, nas relações familiares e nas ações sociais"
Estudantes realizam Feira do Empreendedor em Cacoal com o Projeto Despertar do Sebrae

Ser empreendedor não é apenas abrir e gerenciar negócios: é necessário sê-lo no desempenho escolar, nas relações familiares e nas ações sociais. Com o Projeto Despertar, do Sebrae, estudantes do ensino médio dessa escola colocaram em prática seu talento empreendedor. Com o objetivo de provocar discussão entre os jovens sobre trabalhos, negócios e empreendedorismo, possibilitando identificar oportunidades por meio do aprendizado de técnicas e atitudes empreendedoras, “primeiro os professores recebem a capacitação no Sebrae. Depois, nas escolas, o desafio de empreender é repassado para os alunos do ensino médio em dez encontros, para chegar até o momento da feira que eles realizam”, citou Sandra Rita, da unidade regional do Sebrae em Cacoal.



De acordo com a professora Mônica Neri, trinta estudantes da escola participaram do projeto com atividades que duraram dois meses, tempo em que puderam conhecer um pouco sobre empreendedorismo. “Eles começaram tímidos e a evoluíram bastante. Acredito que conseguimos despertar em todos uma veia empreendedora apresentando técnicas de vendas, técnicas de trabalho em equipe, liderança, entre outras atividades, e hoje, estou realizada, porque eles me surpreenderam com tudo o que proporcionaram”, comentou a professora.



Para o jovem Jean Pablo, de 17 anos e cursa o 3º ano do ensino médio, participar do projeto foi espetacular pela dinâmica e principalmente por abrir muitas possibilidades para o futuro: “com a novidade técnica empreendedora que atribuímos às coisas pequenas que realizamos em casa, o curso ampliou muito nosso conhecimento. Como todos os que presenciaram essa feira hoje, acredito que através desse projeto muitos empreendedores podem surgir. Mas independente disso, é fundamental os jovens poderem participar e mostrar que a juventude pode ser empreendedora”, comentou.



O grupo empreendedor da estudante Suzany, de 17 anos e que também cursa o 3º ano do ensino médio, criou a “Barraca Mundo Candy” (“mundo doce”, em português). Para ela, participar do projeto foi um importante aprendizado: “foi muito interessante porque aprendi a me organizar mais e a ter responsabilidade. A gente aprende muito sobre investir e lucrar. Nosso grupo já tinha muita intimidade, por isso tivemos facilidade para definir nosso trabalho e apresentar nossos produtos, como o bolo no pote de vários sabores, doce de leite, entre outros que estamos conseguindo vender bem”, disse a estudante.



O aprendizado e a oportunidade foram comemorados pelos estudantes. Para Gabriel, de 18 anos, todos os estudantes deveriam participar do curso: “eu quero muito agradecer a professora Mônica e o Sebrae por oferecerem essa oportunidade para a gente, porque o curso não nos ensinou apenas a sermos bons empreendedores, mas também a crescermos como pessoas. Obrigado por tanto aprendizado nesse curso!”, agradeceu o jovem.



O Sebrae, por meio do Programa Nacional de Educação Empreendedora, desenvolve em algumas escolas do estado atividades sobre empreendedorismo. Os alunos têm acesso ao conhecimento com material didático e vários encontros, nos quais começam a desenvolver a capacidade empreendedora.



O Projeto Despertar é um curso para estudantes do ensino médio que oferece mais oportunidades para ampliar a visão de futuro dos participantes, proporcionando uma formação que possibilite a construção de um projeto de vida.



Para saber mais informações sobre este e outros projetos do Sebrae para os pequenos negócios, acesse www.sebrae.com.br ou ligue gratuitamente para 0800 570 0800.


leia também
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
mais lidas do mês
Enquete
Como você avalia o nosso portal?

Bom
9 votos - 50.0%

Excelente!
9 votos - 50.0%

Não gostei
nenhum voto - 0%

Razoável
nenhum voto - 0%

facebook
twitter
O Cristão Rondoniense :: Copyright © 2017 ::  Todos os direitos reservados